Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/visao715/public_html/header.php:2) in /home/visao715/public_html/header.php on line 43
Visão Subnormal
< Voltar

Tipos de Visão Subnormal (aspecto funcional):


• Diminuição da visão central. A perda da visão central determina uma mancha escura (escotoma) no centro do campo visual do indivíduo, porém o campo visual periférico é preservado. Existe dificuldade à leitura, reconhecer rostos e distinguir detalhes à distância. Se houver manutenção da visão periférica, a orientação e a mobilidade podem estar intactas.

• Alteração da visão periférica. Os indivíduos com perda da visão periférica têm dificuldade de identificar objetos de um dos lados ou ambos os lados do campo visual, ou algo diretamente abaixo e/ou acima do nível dos olhos. O campo visual central pode estar mantido. Normalmente, quando a perda do campo visual periférico é importante, a orientação e a mobilidade são prejudicadas. A leitura pode estar afetada pois a pessoa consegue apenas identificar poucas letras de uma palavra ou frase.

• Visão turva (por perda da transparência de estruturas oculares). Neste caso a visão é afetada para perto e para longe, mesmo com o uso de óculos ou lentes de contato.

É comum, que mais de uma doença ocular esteja presente no mesmo indivíduo, de forma que as alterações acima podem estar sobrepostas.

Outros sintomas comuns às pessoas com baixa visão, variando de acordo com a doença que determina a deficiência visual:

- Alteração da sensibilidade ao contraste;
- Alteração da diferenciação das cores;
- Sensibilidade à luz;
- Cegueira noturna (baixa visão em ambientes pouco iluminados).