Visão Subnormal
< Voltar

O que é?


Definição:

A visão subnormal é um comprometimento significativo da visão que não pode ser corrigido com uso de óculos convencionais, lentes de contato e nem mesmo com intervenção cirúrgica. Trata-se de uma perda parcial da visão, que pode ocorrer devido a doenças congênitas, lesões, envelhecimento ou como resultado do agravo de doenças oftalmológicas.
Poucas pessoas são inteiramente cegas, ou seja, não possuem nenhum grau de visão. As que possuem algum grau de visão útil, insuficiente para a realização de atividades cotidianas, mas que pode ser potencializado com o uso de auxílios ópticos e não ópticos, têm a visão chamada de subnormal.
Existem 4 níveis de resposta visual, de acordo com a CID-10
1 Visão normal
2 Perda Moderada da Visão
3 Perda Prufunda da Visão
4 Cegueira

Os indivíduos com perda moderada da visão em conjunto com aqueles que apresentam perda visual profunda são classificados com Visão Subnormal (ou Baixa Visão).
O termo “deficiência visual” engloba os termos visão subnormal e cegueira.

Causas de deficiência visual:

As principais causas de deficiência visual no mundo são:
Erros refrativos não corrigidos (miopia, hipermetropia e astigmatismo), 43 %
Catarata não-operada, 33%
Glaucoma, 2%.

Nos países desenvolvidos, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a principal causa de Baixa Visão.

Quais os principais grupos de risco?

Cerca de 90% dos indivíduos com baixa visão se encontram nos países em desenvolvimento.
Indivíduos com mais de 50 anos:
Cerca de 65% das pessoas com baixa visão têm mais de 50 anos de idade, enquanto esta faixa etária engloba em torno de 20% da população mundial. Com o aumento da perspectiva de vida da populacão mundial, cada vez mais pessoas estarão neste grupo de risco, estando sujeitas a doenças oculares crônicas e processos naturais de envelhecimento ocular.

Crianças e adolescents (até 15 anos de idade):
Estima-se que 19 milhões de crianças apresentam deficiência visual. Destas, 12 milhões têm baixa visão decorrente de erros refrativos, uma condição que pode ser facilmente evitável através do uso correto de óculos. 1,4 milhões têm cegueira irreversível para o resto da vida e precisam de recursos de reabilitação através de acompanhamento multidisciplinar.