Visão Subnormal

< Voltar

Dúvidas fequentes


Veja abaixo as dúvidas mais comuns de portadores de Visão Subnormal e pessoas que convivem com algum portador.

Caso sua dúvida não esteja na relação abaixo, clique aqui e nos envie uma mensagem. 1- Ter visão subnormal é o mesmo que ser cego? Não, a visão subnormal é caracterizada pela existência de uma visão útil, quando associada a acessórios. Na cegueira não há visão útil, nem mesmo com o uso de acessórios.

2- Como distinguir um problema de visão da visão subnormal? A grande diferença é que, nos casos de visão subnormal, a visão é insuficiente para a realização das tarefas comuns do dia a dia, mesmo com o uso de óculos, lentes de contato ou após a realização de cirurgias. Além desta característica, a visão subnormal pode ser diagnosticada através do teste de Snellen, no qual as pessoas com visão normal conseguem enxergar letras que estão a 20 metros, enquanto, uma pessoa com baixa visão só enxerga estas mesmas letras a 6 metros de distância. Isto, mesmo com o auxílio de óculos, lentes de contato e após correções cirúrgicas.

3- Em qual idade pode surgir a visão subnormal? Em qualquer idade. Existem patologias congênitas (presentes desde o nascimento) e patologias adquiridas ao longo da vida que podem levar à visão subnormal. O teste de visão subnormal será indicado pelo médico oftalmologista, quando os tratamentos e acessórios forem insuficientes para proporcionar uma visão que permita a realização de atividades comuns.

4- O que causa a visão subnormal? Nas crianças, incidem as doenças congênitas como a catarata, o glaucoma e a atrofia. Alguns casos de prematuridade podem causar uma deficiência visual e chegar até a visão subnormal. Nos adultos, a visão subnormal pode ser causada por doenças como o diabetes, descolamento de retina, catarata, a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), glaucoma e traumas oculares. Entre os idosos, a Degeneração Macular Relacionada à Idade é a maior causa.

5- Há cura para a visão subnormal? Qual o tratamento indicado? A visão subnormal se caracteriza exatamente pela impossibilidade de reverter a perda da visão. Por isso, os médicos procuram maximizar a visão remanescente e, assim, proporcionar mais qualidade de vida aos portadores de visão subnormal. Isso é feito através da avaliação de quais recursos são mais adequados para cada pessoa. Podendo ser indicado o uso de auxílios ópticos e não ópticos e também a realização de treinamentos para o melhor aproveitamento da visão.

6- Quais são os recursos usados na visão subnormal? Podem ser utilizados auxílios ópticos e não ópticos. Os auxílios ópticos são divididos entre aqueles que são utilizados para facilitar a visualização do que está perto e aqueles usados para avistar o que está longe. Ampliadores de imagem, como lentes e lupas, possibilitam a realização de tarefas como a costura, leitura, escrita e outras atividades que necessitam de proximidade do objeto. Já para enxergar aquilo que está mais distante, como placas de trânsito ou um quadro escolar, pode-se fazer uso de telelupas ou de telescópios.

Os auxílios não ópticos visam dar aos objetos as características necessárias para facilitar a sua visualização. Aumentar a letra dos textos, a iluminação do ambiente e o contraste dos objetos facilitam a sua visualização. Os auxílios não ópticos procuram adaptar o ambiente para que se possa dispensar o uso de lentes ou de lupas.