Glare (ofuscamento): o que é? Como tratar?

< Voltar

O glare (ou ofuscamento) é um fenômeno que tem despertado a atenção dos médicos, pois muitos pacientes se queixam da dificuldade de dirigir à noite ou assistir à televisão. Essa sensibilidade é desencadeada por um excesso de quantidade de luz no campo de visão do indivíduo, e pode ser natural ou causada por doenças oftalmológicas.
Existem diferentes graus de ofuscamento, desde um leve desconforto, até formas importantes de fotofobia. Por ser uma sensação que experimentamos desde à infância, muitas vezes é difícil o indivíduo perceber quando esta deixa de ser normal. Uma característica comum é a diminuição da sensibilidade ao contraste, o que leva a piora da qualidade visual.
A doença que mais comumente pode causar glare é a catarata. Outras que favorecem a manifestação do ofuscamento são: uveíte, albinismo ocular, distrofia de cones, retinose pigmentar, cicatrizes ou irregulares da córnea, ceratocone, diabetes e pós-cirurgia refrativa.
Algumas condições de piora do glare:
- Uso de lentes de contato
- Óculos arranhados ou sujos
- Pupilas grandes
- Dias nublados ou muito ensolarados
- Olhos claros
- Uso de alguns antibióticos
- Álcool e maconha
O tratamento consiste em tratar a doença causadora (quando existente), como, por exemplo, operando a catarata, além do uso óculos de lentes especiais (medicinais ou filtrantes), as quais devem ser prescritas pelo oftalmologista, e poderão diminuir os sintomas, permitindo uma melhor qualidade visual.
Para controlar a fonte causadora do glare é necessário ajustar a entrada de luz natural no ambiente, seja através do uso de persianas, costinhas, películas em vidros, etc. O posicionamento da mesa de trabalho e do monitor também é importante, pois não devem estar diante da janela, nem na parede oposta. O controle do brilho e nas telas de computadores pode ser útil. Deve-se evitar superfícies muitos reflexivas, como páginas com folhas brilhantes de livros ou revistas.

“Mini-currículo”:
Dr. Evandro Lopes de Araujo
Presidente da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal
Médico colaborador do Departamento de Visão Subnormal do Instituto Benjamin Constant
Email: evandrolopesaraujo@yahoo.com.br