A deficiência visual no Brasil e no mundo:

< Voltar

A Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com dados baseados na população mundial do ano de 2002, estima que mais de 161 milhões de pessoas sejam portadoras de deficiência visual, das quais 124 milhões teriam baixa visão e 37 milhões seriam cegas. De maneira geral, para cada pessoa cega, há uma média de 3,7 pessoas com baixa visão. Estima-se que 90% dos casos de deficiência visual estejam nos países em desenvolvimento e a maior parte poderia ser evitada por prevenção ou tratamento existentes.
As principais causas de deficiência visual estão relacionadas à idade. A catarata é a mais importante causa mundial de cegueira (47,8%), seguida por: glaucoma, DMRI (degeneração macular relacionada à idade), opacidades corneanas, retinopatia diabética, cegueira na infância e tracoma. A DMRI é a terceira causa de cegueira mundial e a primeira nos países desenvolvidos.
No Brasil, de acordo com a OMS, considera-se a estimativa de prevalência de cegueira de 0,3% e de baixa visão de 1,7% na população geral.



“Mini-currículo”:
Dr. Evandro Lopes de Araujo
Presidente da Sociedade Brasileira de Visão Subnormal
Médico colaborador do Departamento de Visão Subnormal do Instituto Benjamin Constant
Email: evandrolopesaraujo@yahoo.com.br